10 Dicas de como cuidar de pisos de madeira

Piso de madeira

Separamos algumas dicas importantes para você cuidar bem do seu piso de madeira, removendo cascalhos ou qualquer tipo de sujeira e evitando arranhões.

Não usar produtos de limpeza comuns

Cuidado com esses produtos, pois irão danificar seu piso de forma permanente. Utilize apenas produtos específicos para limpeza de madeira.

Não utilizar água para esfregar o chão

Certamente isso irá danificar seu piso. O que você pode fazer é usar um pano úmido para limpar qualquer sujeira que tenha sido causada por líquidos, mas nunca usar água diretamente no seu piso de madeira.

Não arraste os móveis

Para evitar arranhões e outros danos no seu piso, utilize protetores de feltro sob os pés dos seus móveis.

Descoloração no piso

A exposição diária à luz do sol altera, aos poucos, a cor do seu piso. Para evitar isso, uma boa dica é fazer uso de cortinas ou persianas.

Cuidado com sapatos

Verifique se os saltos dos seus sapatos estão em bom estado e evite caminhar sobre a madeira usando sapatos com salto agulha. Para isso, mantenha um par de chinelos próximo a porta. Assim, ao chegar você pode usá-los para cuidar melhor do seu piso.

Umidade de tapetes

Evite utilizar tapetes de borracha e vinil, pois eles retêm umidade embaixo deles e isso pode manchar ou apodrecer o assoalho.

Derramou algo sob o piso?

Limpe imediatamente com pano seco ou toalha papel. Para substâncias pegajosas, pode ser utilizado um pano úmido, mas seque o local em seguida.

Arranhões e manchas

Você pode usar massa de madeira ou massa de vidraceiro que combine com a cor do piso, ocultando assim os arranhões superficiais. Após secar a área, utilize uma lixa e dê um acabamento.

Marcas de água

Basta retirar o revestimento protetor e esfregar as marcas com lã de aço de fino grau. Repita sempre que necessário, limpe e depois dê o acabamento final.

Comentários