6 Ideias de decoração com madeira que você talvez não tenha imaginado…

Na linha dos posts de usos incomuns ou inusitados para a madeira, seguiremos instigando sua imaginação.

Certamente, quando falamos de madeira e de decoração, as coisas nem sempre precisam ser aquilo que parecem — ou que deveriam — ser. Objetos comuns e até peças de madeira como tábuas e vigas sempre podem ser usadas de forma diferente do comum, com belíssimos resultados.

Em um momento oportuno, nós poderemos trazer informações mais detalhadas sobre alguns desses projetos.

A primeira dessas ideias — da qual você, se já for nosso leitor, deve lembrar — foi de como usar vigas de madeira com diferentes bitolas para criar passeios de jardim como estes:

passeio de troncos de madeira fatiados 01
passeio de troncos de madeira fatiados 02

 

 

Agora vamos iniciar a apresentação de uma série de novas ideias de como deixar sua casa mais bonita com materiais simples e — muito importante nos dias de hoje — baratos.

Preparado(a)? Então vamos lá.

1. Vigas de pinus podem virar textura de parede

decoracao parede blocos de madeira

Isso mesmo: cortadas em fatias com espessuras diferentes, as vigas de pinus podem se tornar uma belíssima textura em uma parede de sua casa. Ou se você preferir, pode compor um painel apenas em uma parte da parede.

Como: use uma cola resistente como a Monta & Fixa, da Cascola, para colar as fatias já lixadas e recobertas com stain, verniz ou tinta sobre a parede lixada e limpa. Aconselhamos fortemente que você use vigas de pinus (natural ou tratado), porque é uma madeira leve e fácil de trabalhar, além de ser barata. Se quiser dar a elas um tom escuro de outras madeiras, basta mudar a cor do stain.

2. Tábuas comuns podem virar uma parede de madeira rústica

Fonte: maganslens.com

 

Fonte: maganslens.com

Seguindo a ideia do post anterior, aí está outra forma de criar uma parede especial usando a madeira como matéria-prima. E essa é ainda mais econômica: pode ser feita até mesmo com as baratíssimas tábuas de caixaria, aquelas usadas em construções!

Como: depois de bem secas, as tábuas devem ser tratadas contra cupins com Pentox (veja nossa seção de tintas), depois envelhecidas artificialmente com betume ou medium envelhecedor diluído em água e, depois de nova secagem, devem receber uma finalização com ou duas camadas de stain transparente. Aparafuse várias fileiras de réguas na parede (veja acima) para formar uma estrutura de sustentação e pregue as tábuas irregularmente sobre elas.

3. Vigas roliças também podem virar muros e cercas

use vigas como muros e cercas

 

palisade-wooden-garden-ideas-wooden-palisades-Landscaping-Ideas

Uma viga de madeira não precisa ter apenas a utilidade — muito sem graça, diga-se de passagem — de segurar coisas. Várias vigas dispostas lado-a-lado podem formar uma cerca ou um muro rústico que deixará seu jardim pra lá de fofo!

Como: mais simples, impossível. Basta cortar as vigas de eucalipto tratado no tamanho desejado e cravá-las no chão, lado a lado. O ponto negativo é que as vigas de eucalipto tratado, uma vez cortadas, perdem a garantia. Mas mesmo assim elas podem durar muitos anos, principalmente se você tiver cuidados especiais com a madeira, como cobrir as vigas com duas demãos de stain a cada 6 meses e deixar a parte com o corte para cima (para que ela não fique em contato com a umidade do chão).

4. Treliças, vigas e bancos de jardim podem compor uma linda namoradeira

namoradeira

Não me diga — porque eu não vou acreditar — que você não gostaria de ter um cantinho assim no jardim de sua casa — seja para namorar mesmo, ou apenas para ler um livro ou pensar na vida!

Como: Ok, agora você me pegou. Essa não é tão simples, você precisa conversar com seu marceneiro. Mas cá entre nós: fica lindo, não fica?

5. Vigas de madeira podem compor uma estrutura (falsa, mas muito charmosa) mesmo em casas de alvenaria

falsa estrutura de madeira no teto

Se você curte aquelas casas antigas com estruturas de madeira aparentes, você vai amar essa dica. Com vigas de madeira, você pode simular uma estrutura segurando a laje de sua casa. Uma sala toda branca e sem graça pode ficar charmosa e muito chique com essa técnica.

Como: essa também não é simples, mas o resultado é incrível. É necessário aparafusar as vigas pela sua laje, formando algo que pareça ser uma estrutura que segura o teto. Dependendo do peso das vigas, pode ser preciso “chubá-las” nas paredes pois os parafusos na laje podem não suportar o peso. Ou, ainda, você pode substituir as vigas por vigas falsas, que são caixas feitas com tábuas e que ficam muito mais leves. O ideal é começar com o contorno do cômodo onde o trabalho será feito e depois traçar algumas linhas atravessando o teto de lado a lado, de acordo com sua imaginação. Você também pode colocar mais vigas nas paredes, com a vantagem de dar maior sustentação à estrutura montada no teto.

Importante: como esse tipo de estrutura no teto envolve reais riscos de segurança, não aconselhamos que seja feita por principiantes. O ideal é que você consulte um arquiteto ou um marceneiro experiente.

6. Treliças podem ser usadas no jardim não apenas com plantas, mas com… uma fonte!

treliças com fonte no jardim

Mais uma ideia com treliças. Muito versáteis, elas podem ser combinadas com outros elementos, e não apenas de madeira. Por exemplo, é possível fazer uma linda fonte em um canto do seu jardim.

Como: em casas especializadas em decoração e em algumas floriculturas você pode encontrar fontes de jardim feitas de concreto, resina ou outros materiais que podem ser montadas sobre treliças. Daí não tem segredo: basta você planejar o conta onde suas treliças irão ficar e montar a fonte pendurada nela, no lugar que considerar mais adequado. Combine com plantas e outros elementos. Use sua criatividade! Mas atenção: para combinar com treliças expostas à umidade e à chuva, NÃO use nada de gesso!

Comentários