Conheça os decks de madeira e sua beleza, elegância e sofisticação

Os decks de madeira, em alta para áreas abertas, são capazes de dar grande destaque e muito charme para todos os tipos de espaços abertos, residenciais ou comerciais.
Originários da navegação, sendo usados em navios e marinas, inicialmente eram usados em lugares à beira do mar. Com o tempo, começaram a ser usados em espaços comerciais e residenciais, em bares, escadas, saunas, piscinas e mesmo em jardins. Combinados a outros elementos como flores, puffs, espreguiçadeiras e outros itens de cores variadas, os decks podem dar um charme especial a qualquer projeto de urbanismo.
Os decks são ótimos para incrementar ambientes comerciais como bares e restaurantes, além de áreas comuns de hotéis e clubes, criando ambientes aconchegantes e intimistas.
Em residências, podem ser usados em áreas com piscinas, em saunas, spas e jardins — mesmo os jardins sem piscina. Na verdade, podem ser utilizados em qualquer parte da área externa da casa. A decoração com uso de decks de madeira é sofisticada, além de deixar o ambiente muito mais aconchegante e acolhedor. Versáteis, podem ser instalados até mesmo em varandas de apartamentos.
Um pequeno deck de madeira pode acomodar poltronas, sofás e puffs, criando um espaço para leitura ou relaxamento, principalmente para quem tem uma bela vista do jardim ou quintal. Mas mesmo quem não tem uma vista privilegiada pode simplesmente criar uma, com plantas, árvores, luminárias e outros elementos de decoração. Pequenos decks de madeira podem interligar duas partes da área externa da casa. E embaixo dos decks podem haver plantas, ou um pequeno lago, ou um espelho d’água. Ou, ainda, o deck pode compôr uma parte mais alta do jardim, passando por cima da piscina.

Dicas importantes

  • Como os deck são feitos de madeira e como a madeira é um material natural, com características especiais, são necessários alguns cuidados na montagem e também na manutenção.
  • Decks devem ser instalados sempre por profissionais ou empresas especializadas. Além da beleza, é preciso garantir a segurança, com a ausência de ripas soltas e outros problemas.
  • Evite emendas no meio do deck. Escolha tábuas nos comprimentos pouco maiores do que o necessário no seu projeto pois, nesse caso, é melhor sobrar do que faltar. Isso é importante porque a madeira “trabalha”, isto é, ela encolhe, estica e entorta, ainda que levemente, de acordo com a quantidade de sol e chuvas às quais fica exposta. Assim, as emendas tendem a ficar mais feias e aparentes com o tempo e é por isso que você deve evitá-las ao máximo.
  • Escolha sempre madeiras tratadas, de qualidade superior. Afinal, o deck ficará na parte externa de sua casa, exposto às intempéries, e você certamente não quer que ele dure pouco tempo.
  • Exija que a madeira seja tratada corretamente, com a aplicação de tintas, vernizes ou stains específicos que irão prologar a vida útil de seu deck, além de acentuar sua beleza.
  • Não esqueça que as pinturas e aplicações de outros preservantes ou vernizes precisam ser feitos periodicamente. Consulte as instruções do produto escolhido.
A Santos Madeiras dispõe de uma variedade de madeiras para deck, acessórios e decks modulares (que podem ser montados com encaixes), além de tintas e stains preservativos e de outros tipos de produtos, assim como pregos galvanizados para a montagem e artefatos de madeira (natural ou plástica) para decoração, tudo com alta qualidade e preços que estão entre os mais competitivos do mercado.
Precisa adquirir os materiais para fazer o seu deck ou para dar manutenção a um deck já pronto mas está incerto sobre onde poderá fazer o melhor negócio? Faça um orçamento conosco!

Comentários