O incrível edifício de madeira de 7 andares na Suíça

© Shigeru Ban Architects (fotomontagem)

Você sabia que a madeira pode ser usada não apenas para fabricar casas, mas também na construção de edifícios inteiros? Conheça o incrível (e belo) Tamedia Office Building, um prédio de escritórios de 7 andares feito de madeira em Zurique, na Suíça.

“O sistema estrutural de madeira é a inovação e o elemento mais significativo do projeto. De um ponto de vista técnico e ambiental, a estrutura de madeira proposta é uma resposta única para este tipo de edifício de escritórios, e o fato de que os elementos estruturais sejam inteiramente visíveis também dá um caráter muito especial e espacialidade de alta qualidade para o ambiente de trabalho.

Além da contribuição clara para a sustentabilidade na escolha da madeira como material estrutural principal (material de construção renovável e com menor produção de CO2 no processo de construção), o sistema mecânico global foi projetado para atender os mais altos padrões em matéria de energia (o espaço intermediário tem função de “barreira térmica” para os espaços públicos, que serão aquecidos e resfriados com o ar residual da área de escritórios).

© Shigeru Ban Architects

O projeto para a sede da empresa de mídia suíça Tamedia está situado no coração da cidade de Zurique, em um terreno de 1.000 metros quadrados dentro de um bloco urbano maior onde os principais edifícios do grupo estão localizados.”

Leia mais a respeito e veja fotos desse incrível projeto no site:

http://www.archdaily.com.br/br/01-181822/premio-pritzker-2014-edificio-comercial-tamedia-shigeru-ban-architects

Comentários