Portas de madeira: uma boa primeira impressão em qualquer ambiente

Pode entrar…
Você já parou para pensar que as portas são a primeira coisa que uma pessoa encara antes de acessar um ambiente? A impressão que suas visitas podem ter, ao olhar para suas portas, pode ser literalmente “aquela” primeira impressão, para o bem ou para o mal.
A porta de entrada da casa, em especial, pode deixar marcado o seu estilo para suas visitas. Assim, escolha-a com cuidado e bom senso uma opção que seja a sua cara e, ao mesmo tempo, combine com a sua decoração.
Há portas de uma variedade de materiais, desde as portas de segurança, feitas com chapas de aço recobertas com outros materiais, passando pela madeira, pelo ferro, vidro, alumínio e até PVC, indicado apenas para portas internas por motivos óbvios (você não vai querer uma porta tão fácil de entortar ou quebrar bem na frente da sua casa, é claro).

Porta Topázio 6
As portas de madeira são, de longe, as mais bonitas e aconchegantes, por conta das próprias cartacterísticas da madeira. As portas de madeira podem ser lixadas e recobertas com verniz ou stain, a fim de manter a aparência natural da madeira escolhida (a melhor opção, na humilde opinião deste que vos escreve). Elas também podem ser pintadas ou laqueadas. O laqueamento fica belíssimo, mas exige cuidados especiais na conservação da porta para manter o brilho e a aparência sempre nova.
Há, ainda, quem opte por fazer combinações de materiais, mas isso exige certa habilidade com artesanato e com os materiais em questão. Há portas que podem receber, por exemplo, apliques de vidro, e os resultados ficam fantásticos.
O tamanho: no caso das portas de entrada, vale a regra: quanto maior, melhor. Claro, sempre com bom senso, mas o tamanho mínimo para uma porta de entrada deve ser de 80cm de largura e 2,10m de altura. A partir daí, você pode trabalhar de acordo com o espaço que tiver disponível na sua entrada.
Os metais e acessórios também são muito importantes na escolha da combinação ideal. Há fechaduras para todos os gostos e bolsos, além de dobradiças dos mais diversos tipos. Alguns arquitetos recomendam evitar os olhos-mágicos, que dizem ter saído da moda, mas no final das contas isso depende do seu gosto e das necessidades de segurança do local.

Porta Victoria Glass
Dica: o uso de puxadores grandes está em alta, especialmente no caso das portas mais largas. Mas um conselho: escolha os verticais. Em algumas situações, o uso de um puxador horizontal pode até dar muito certo mas, num geral, esse tipo de puxador acaba deixando sua porta com cara de entrada de comércio ou de saída de emergência de shopping.
Assim, use sua imaginação com cautela. Vai por mim.
Converse com a gente. Nós dispomos de diversos modelos de portas prontas ou sob encomenda para ajudar a encher sua casa de estilo!

Comentários