Telhas ecológicas: uma opção sustentável e econômica de cobertura para sua casa

Você está precisando cobrir sua casa e está buscando uma opção interessante em telhas. Mas você é um cara antenado e, ao mesmo tempo que está preocupado com o meio-ambiente, também está ciente de que muitas das opções de produtos ecológicos, que usam matérias-primas sustentáveis, são relativamente mais baratos do que as outras opções mais comuns. Além disso, muitos desses produtos apresentam vantagens adicionais que seus concorrentes menos ecológicos não tem.

telhas ecológicas

Difíceis de quebrar…

Pois esse é o caso das telhas ecológicas.

As telhas ecológicas são telhas fabricadas a partir de fibras naturais (vegetais) ou de materiais reciclados triturados. São impermeáveis, difíceis de quebrar (são resistentes a ventos fortes e impactos) e muito leves, podendo reduzir o peso da cobertura da casa, em alguns casos, em até 80%. Com isso, elas acabam representando uma grande economia do custo de construção, já que exigem estruturas menor quantidade de madeiramento/vigamento na estrutura.

Tipos de telhas ecológicas

Atualmente temos, no mercador nacional, basicamente dois tipos de telhas ecológicas: as de fibras vegetais e as de material reciclado triturado. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Clique nos títulos abaixo para ler mais.

Telhas de fibras vegetais
Telhas de fibra vegetal

Telhas de fibra vegetal

As telha de fibras vegetais são feitas a partir de fibras vegetais recicladas e impermeabilizadas. São bonitas, leves, de instalação simples, prática e rápida, além de serem muito resistentes a impactos, torções, dobraduras não muito acentuadas, ventos fortes e à ação dos raios UV. Elas podem ser usadas em diversos tipos de telhados, em casas, edifícios, quiosques, galpões, abrigos para carros e etc.

Do ponto de vista econômico, essas telhas barateiam a mão de obra e usam menos madeira na estrutura do telhado. Por isso, além de ecologicamente corretas, elas são uma opção mais econômica para a sua obra ou reforma.

A fabricante Onduline, uma das mais respeitadas do ramo, usa apenas água reaproveitada na produção, economizando esse recurso de forma sustentável e minimizando o consumo de energia (o que reduz o preço final para o cliente).

De ondulação regular, as telhas Onduline da linha Clássica são produzidas em 4 cores: vermelho, verde, preto e marrom. Além disso, elas aceitam pintura.

Assista, abaixo, um vídeo institucional sobre as telhas ecológicas da Onduline:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=Nf9Lx7qc854[/embedyt]

Compromisso ambiental certificado
A Onduline recebeu, em setembro de 2011, o Selo Ecológico Falcão Bauer. Esta certificação é oferecida às empresas que passam por testes e inspeções in loco, com avaliação do processo de fabricação, do ciclo de vida do produto, ensaios e coletas de dados. A obtenção deste selo atesta que as telhas fabricadas pela Onduline atendem aos critérios de desempenho ambiental e provêm de matéria-prima reciclada.
Telhas de materiais reciclados/reaproveitados
Telhas de plástico reciclado

Telhas de plástico reciclado

São telhas como as da linha ecológica da fábrica Plastlife, 100% feitas com aparas de plásticos recicláveis, impermeáveis e com alta resistência a flexões. São inquebráveis (por serem maleáveis), dispensando maiores cuidados no transporte, manuseio e estocagem, e são bastante leves (metade do peso das telhas de fibro-cimento), resultando em economia na estrutura da cobertura. Podem ser pintadas com tinta acrílica e fazem um ótimo isolamento térmico (retendo 50% a 60% menos calor que telhas de fibro-cimento) e acústico.

Outras características:

  • Não são danificas por chuvas de granizo;
  • Feitas de um material estéril, limpo e inodoro, que não representa riscos à saúde;
  • São resistentes a produtos químicos;
  • São esteticamente agradáveis;
  • São de fácil fixação, permitindo o uso de pregos, parafusos e rebites;
  • São 100% ecologicamente corretas – 100% de material reciclado e reciclável.

Gostou? Interessado em adquirir esses produtos? Clique aqui e entre em contato conosco!

Comentários