Unidades de medida

Algumas pessoas têm dúvidas ao consultar nosso site porque as madeiras são medidas em centímetros (largura) ou metros (comprimento), mas em nosso site usamos a palavra “unidade” mais comumente para definir um objeto único.

A explicação é que o termo “unidade” pode se referir tanto a uma medida de conformidade (centímetros, metros, litros, etc.) como também a um único objeto.

O Dicionário Michaelis (que pode ser consultado clicando aqui), nos dá os seguintes significados para “unidade”:

  • Quantidade arbitrária, geralmente convencionada, que se toma como termo de comparação para medir grandezas da mesma espécie – ou seja, a unidade de medida (centímetros, metros, litros, etc.).
  • Qualidade do que é uno, unido ou único / O menor dos números primos absolutos; o número um (1) / Qualidade do que é só; singularidade (contrapõe-se a pluralidade) – que é o significado usado em nosso site, no sentido de “uma peça”, “uma tábua”, “uma viga”, “um objeto”, ou seja, um objeto único.

Assim, por exemplo, no caso da imagem* abaixo:

Exemplo

Embora a unidade de medida seja em centímetros (cm), a madeira é vendida em objetos únicos (por unidade). Veja que o preço inicial (“a partir de) é definido como por unidade (“/un”).

Você pode então ir no campo “Largura”, escolher a medida desejada e depois definir quantas unidades (quantos objetos únicos, quantas tábuas) desse tamanho você deseja comprar.

Nesse exemplo, R$ 13,76* é o preço de uma tábua (uma unidade) com 9cm de largura.

A fim de evitar mal entendidos, nós cogitamos o uso da palavra “peça” ou “pç”. No entanto, o termo “unidade” nos pareceu mais acertado, sendo inclusive usado em nossos sistemas internos.

(*) IMPORTANTE – A imagem acima é apenas um exemplo, é uma captura de tela meramente ilustrativa que não é atualizada com o passar do tempo. Assim, o preço do produto apresentado nela pode não corresponder ao preço real atual do produto.